Ana Mae Tavares Bastos Barbosa
É professora titular aposentada da Escola de Comunicações e Arte (ECA) - USP, atuando na Pós-graduação e coordenando os cursos de Aperfeiçoamento e Aprofundamento em Arte-Educação no Núcleo de Pesquisa em Arte e Educação (ECA-USP). Primeira brasileira doutora em Arte-educação (1977) pela Universidade de Boston, foi presidente da International Society of Education throught Art (INSEA), da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) - USP.
É autora da Proposta Triangular, que consiste em três abordagens para se construir conhecimentos em arte:
- Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica);
- Fazer artístico (fazer arte);
- Apreciação artística (saber ler uma obra de arte).
Suas principais obras são:
- 1986 - História da Arte-Educação (São Paulo: Max Limonad)
- 1991 - A imagem do ensino da arte: anos oitenta e novos tempos (São Paulo: Perspectiva)
- 1997 - Arte-Educação: leituras no subsolo (São Paulo: Cortez)
- 1998 - Tópicos utópicos (Belo Horizonte: C/Arte)
- 2001 - John Dewey e o ensino da Arte no Brasil (São Paulo: Cortez)
- 2002 - Inquietações e mudanças no Ensino da Arte (São Paulo: Cortez)
- 2005 - O pós-modernismo (com Jacó Grinsburg, São Paulo: Perspectiva)
- 2006 - Arte/Educação contemporânea (São Paulo: Cortês)
- 2008 - Ensino da arte: memória e história (São Paulo: Perspectiva)